sexta-feira, 6 de março de 2009

Coluna - Cultural

> Injustiça da língua portuguesa no Brasil: Puto x Puta

A Sociedade Feminina Brasileira se queixa do tratamento machista existente na gramática portuguesa. Será que com razão? Será que é só no Brasil?

Cão.......................melhor amigo do homem.
Cadela..................puta.

Vagabundo..........homem que não faz nada.
Vagabunda..........puta.

Touro...................homem forte.
Vaca......................puta.

Pistoleiro..............homem que mata pessoas.
Pistoleira..............puta.

Aventureiro.........homem que se arrisca, viajante, desbravador.
Aventureira.........puta.

Garoto de rua......menino pobre, que vive na rua, um coitado.
Garota de rua......puta.

Homem da vida...pessoa letrada pela sabedoria adquirida ao longo da vida.
Mulher da vida....puta.

O Galinha..............o 'bonzão', que traça todas.
A Galinha..............puta.

Tiozinho.................irmão mais novo do pai.
Tiazinha.................puta.

Feiticeiro................conhecedor de alquimias.
Feiticeira................puta.

Puto........................nervoso, irritado, bravo.
Puta........................puta.

Depois de ler esta mensagem: Homem................vai sorrir. Mulher...............vai ficar puta!

Vamos lá mulherada... cadê o senso de humor? rsrsrsrsrsrsrsrs

E prá finalizar:

Em Portugal: Puto.......................garoto pequeno!
Puta.......................puta! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs




> Você está em Salvador / Bahia e quer conhecer a Agenda Cultural da cidade?
postado em: 06/Março/2009


Neste site, o internauta ficará atualizado a respeito de todos os acontecimentos culturais de Salvador.

Divirta-se e boa sorte!



> Para vc saber o que é BAIANO.

postado em: Sexta-feira 13/03/2009


Baiano que é baiano fala porra a cada dez palavras. Na Bahia, porra é tudo, menos a porra improperiamente dita Brasil afora, ops, Brasil adentro. Como diz o 'embaixador' Renato Fechine (um paraibano que abaianou de vez), porra na Bahia é adjetivo, substantivo, interjeição, adjunto adnominal e advérbio de modo, de tempo, de lugar, de intensidade... da porra toda.


"O cara mora na casa da porra" = mora longe. Também pode-se dizer: "Ele mora na casa da desgraça", que é a mesma coisa, ou seja, mora longe pra caramba.

Baiano que é baiano aguenta comer pelo menos dois acarajés sem passar mal... Se você não sabe, acarajé é hambúrguer de baiano.

Baiano que é baiano chama as amigas de "ordinárias" e elas não se incomodam, não se sentem ofendidas - ao contrário, sabem que é um tratamento carinhoso. Na Bahia, você olha para sua amiga (seja ela pretinha, branquela, loira ou morena) e a chama de "nigrinha" e ela acha o máximo.

Baiano não admite fulerage pu seu lado. Traduzindo: não gosta de cheiro mole. Oxente, não entendeu? Ah, você precisa se matricular num curso de baianês.

Pegar ou bater um rango e filar a bóia significam a mesma coisa, ou seja, almoçar, comer, matar quem tá te matando.

Baiano que é baiano não bebe. Come água. Fica em águas. "Ontem Fulano tava em água dura". Tradução: estava trêbado, pra lá de Maracangalha.O baiano, quando chama um brother pra beber, fala: "Rumbora cumê água".

Todo baiano chama Graça de Gal, Wagner de Wal, Gilberto de Gil...Para meus amigos, parentes e aderentes, eu não sou Marcelo. Sou Macelo (engolimos o "r"). Sérgio é Sejo, Ricardo é Ri, Virgínia é Vi, Luís é Lú, Jacira é Cira ou Jaci, Gabriele é Gabi, Gabriel tbm é Gabi e Gabriela tbm é Gabi(???)... terça-feira é têça-fêra; bar é bá e cerveja é ceveja.

Baiano que é baiano engole a letra "d" do gerúndio: - Qué qui cê tá FAZENO? - Eu tô DURMINO... Caminhano e cantano e seguino o trio elétrico...

Numa roda de baianos e baianas, quando alguém chega após ter tomado banho, alguém sempre diz: "Ó pai, chegou toda tomada banho". Traduzindo: "Ela chegou limpinha, cheirosinha".

Baiano que é baiano sabe o significado da frase: "O cara tava "masinfeitado" * que jegue na Lavagem do Bonfim". Ou seja, usava excessivo número de adereços e enfeites.

Baiano sabe que brown [bráun] não é a forma carinhosa de chamar Carlinhos Brown, o omelete-man. Brown é adjetivo de pessoa brega-espalhafatosa-cafona. O motorista que põe mil adesivos no carro, o cara cheio de colares de prata e pulseiras. "Que cara mais brown!"

Baiano que é baiano sabe o que é "lavar a jega". É se dar bem, levar vantagem, lavar a égua, lavar a burra.

Todo baiano sabe que jante não tem nada a ver com o verbo jantar. Na Bahia, jante significa aro de pneu. "Rodar na jante", no sentido denotativo baiano, é o carro rodar com o pneu vazio ou furado. Mas, também, rodar na jante é transar sem camisinha.

Baiano que é baiano sabe o que é nestante. É "nesse" + "instante" = daqui a pouco. Baiano fala pra semana (na próxima semana), parumês (no próximo mês) e paruano (no próximo ano). "Paruano sai milhó", diz o dono do bloco de carnaval. Só baiano sabe o que é falar "de hoje a oito". "Meu aniversário é de hoje a oito", ou seja, é daqui sete dias. Baiano que é baiano fala horas de relógio. "Fiquei duas horas de relógio esperando aquele fila da puta". Em geral, fala-se "horas de relógio" quando se quer enfatizar atraso, demora.

Baiano é convidado para um aniversário e leva uma renca de amigos (renca = muitos, uma catrupia, muita gente).

Baiano fala na moral em vez de por favor... "Pega isso aí pra mim, na moral".

Baiano vive dizendo que Sergipe é o quintal da Bahia... E o sergipano adora a Bahia e os baianos. O baiano de Salvador parece não querer ser nordestino e esculhamba o sotaque de sergipanos, alagoanos, pernambucanos, potiguares, paraibanos... (não deveria ser assim, mas é, infelizmente).

Baiano chama ônibus de humilhante e taxista de taquicêro.

Baiano acha legal quando dizem que ele é "retado"; "boca de zero nove" ou "um pinico cheio"...

Ê baiano porreta!

O baiano, quando tá indo embora, não diz "tô indo"; ele diz "tô chegando". Não vai embora, se pica. "Vou me picar" significa "vou cair fora". Na Bahia, é comum você tratar um amigo, um colega ou um desconhecido de "pai". Se for mulher, "mãe". "Venha, pai". "Venha, mãe". Também é comum tratar um desconhecido como "maluco", mas é uma forma carinhosa. "Vai, maluco".

Quando se diz: "A reunião não teve um pé de pessoa", se quer dizer que a reunião não teve ninguém.

"Colé de mermo?", pergunta um baiano ("qual é a boa?"). E o outro responde: "É niúma" (significa "tudo bem").

Baiano não usa o termo arretado, que é uma invenção dos outros. Baiano fala "retado". Raul Seixas canta uma música que diz: "Não planto capim guiné pra boi abanar rabo/ Tô virado no diabo/ eu tô retado com você. Tá vendo tudo e fica aí parado/ Com cara de veado/ Que viu o caxinguelê". "Tô retado" significa "tô zangado". Mas retado também exerce a função de superlativo: "É bonito que é retado" [é muito bonito]. "O cara é retado de feio" [é muito feio]. Quando se diz: "Ele é um cara retado", significa, "é boa praça". A Bahia é o único estado que começa com B - de Brasil. O mapa da Bahia é quase igual ao do Brasil, você já viu? A Bahia tem a maior costa marítima do País, você sabia? A Bahia faz divisa com oitos estados (do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste). Salvador é a terceira cidade mais populosa do país, você sabe? [Não, nem os soteropolitanos sabem disso.] De acordo com um magérrimo satirista baiano, chamado Gordurinha, um baiano é uma coisa divertida; dois baianos, uma boa pedida; três baianos, uma conversa comprida; quatro baianos, um discurso na avenida.

Ééééé!

Diz-se, também, o seguinte:
1 baiano = um escritor famoso
2 baianos = uma luta de capoeira
3 baianos = um grupo de axé
4 baianos = um terreiro de candomblé*

por: Marcelo Torres, jornalista, baiano, cronista e torcedor do Vitória. *

(alguns trechos deste texto são de autoria anônima, extraídos de mensagens recebidas pelo cronista).

* Obs. de Ricardo Vila Nova.K - juntei no texto as palavras mais e enfeitado = masinfeitado ... é assim mesmo a pronúncia (rsrsrs)
e Ricardo na Bahia é Ri...





> A Sentença de Pôncio Pilatos
Fonte: O Mestre da Vida / Autor: Augusto Cury
postado em: 31/Março/2009


Após lavar as mãos e se livrar do papel de juiz, Pilatos entregou Jesus para ser crucificado. Entretanto, como a morte por crucificação era uma condenação romana, o governador tinha de justificá-la. Assim lavrou sua sentença baseado nas acusações dos judeus e não em sua consciência.

A seguir... a cópia fiel da peça do processo de JESUS CRISTO realizada por Pilatos, que se encontra no Museu da Espanha:
“No ano dezenove de Tibério César, Imperador Romano de todo mundo. Monarca invencível na olimpíada cento e vinte... sob o regimento e governador da cidade de Jerusalém, Presidente Gratíssimo, Pôncio Pilatos. Regente na baixa Galiléia, Herodes Antipas. Pontífice sumo sacerdote, Caifás, magnos do Templo, Alis Almael, Robas Acasel, Franchino Centauro. Cônsules romanos da cidade de Jerusalém, Quinto Cornélio Sublime e Sixto Rusto, no mês de março e dia XXV do ano presente – Eu, Pôncio Pilatos, aqui presidente do Império Romano,dentro do palácio e arqui-residente julgo, condeno e sentencio à morte, JESUS, chamado pela plebe – CRISTO NAZARENO – e Galileu de nação, home sedicioso, contra a Lei Mosaica – contrário ao grande Imperador Tibério César. Determino e ordeno por esta, que se lhe dê morte na cruz sendo pregado com cravos como todos os réus, porque congregando e ajuntando homens, ricos e pobres, não tem cessado de promover tumultos por toda Galiléia, dizendo-se filho de DEUS E REI DE ISRAEL, ameaçando com a ruína de Jerusalém e do Sacro Templo, negando os tributos a César, tendo ainda o atrevimento de entrar com ramos e em triunfo, com grande parte da plebe, dentro da cidade de Jerusalém. Que seja ligado e açoitado, e que seja vestido de púrpura e coroado de alguns espinhos, com a própria cruz nos ombros, para que sirva de exemplo a todos os malfeitores, e que, juntamente com ela, sejam conduzidos dois ladrões homicidas; saindo logo pela porta sagrada, hoje Antoniana, e que se conduza JESUS ao Monte Público da Justiça chamado de Calvário, onde, crucificado e morto, ficará seu corpo na cruz, como espetáculo para todos os malfeitores e que sobre a cruz se ponha, em diversar línguas, este título: JESUS NAZARENUS, REX JUDEORUN. Mando, também, que nenhuma pessoa de qualquer estado ou condição se atreva, temerariamente, a impedir a justiça por mim mandada, administrada e executada com todo rigor; segundo os Decretos e Leis Romanas, sob pena de rebelião contra o Imperador Romano. Testemunhas da nossa sentença: Pelas doze tribos de Israel: Rabaim Daniel, Rabaim Joaquim Banicar, Banbasu, Laré Petuculani. Pelos fariseus: Bullieniel, Simeão, Ranol, Babbine, Mandoani, Bancur Fossi. Pelo Império Romano: Lucio EXtilo e Amacio Chilcio”.

Obs. de Ricardo Vila Nova.K: Trecho extraído das páginas 160 e 161 do livro: O Mestre da Vida – Análise da Inteligência de Cristo. Autor: Augusto Cury, que eu li entre 22/Setembro/2008 e 04/Outubro/2008. Um dos melhores livros que já li, em toda minha vida.



> Jornalista

Texto: Emanuelle Querino
postado em: Terça-feira - 17/Novembro/2009

Fonte: Página de Relacionamento da Sra. MP


Jornalista não fala. Informa.
Jornalista não vai às festas. Faz cobertura.
Jornalista não acha. Tem opinião.
Jornalista não fofoca. Transmite informações inúteis.
Jornalista não pára. Pausa.
Jornalista não mente. Equivoca-se.
Jornalista não chora. Se emociona.
Jornalista não some. Trabalha em off.
Jornalista não lê. Busca informação.
Jornalista não traz novidade. Dá furo de reportagem.
Jornalista não tem problema. Tem situação.
Jornalista não tem muitos amigos. Tem muitos contatos.
Jornalista não briga. Debate.
Jornalista não utiliza carro e sim veículo.
Jornalista não passeia. Viaja a trabalho.
Jornalista não conversa. Entrevista.
Jornalista não faz lanche. Almoça em horário incomum.
Jornalista não é chato. É crítico.
Jornalista não tem olheiras. Tem marcas de guerra.
Jornalista não se confunde. Perde a pauta.
Jornalista não esquece de assinar. É anônimo.
Jornalista não se acha. Ele já é reconhecido.
Jornalista não influencia. Forma opinião.
Jornalista não conta história. Reconstrói.
Jornalista não emite fatos. Edita-os.
Jornalista não pensa em trabalho. Vive o trabalho.
Jornalista não é esquecido. É eternizado pela crítica.
Jornalista não morre. Coloca um ponto final.




> 11 Perguntas feitas à Satanás:
postado em: 11/Maio/2010
Fonte 1: Bíblia Sagrada

Fonte 2: Email: G.K




1- QUEM O CRIOU?
Lúcifer : Fui criado pelo próprio Deus, bem antes da existência do homem. [Ezequiel 28:15]



2- COMO VOCÊ ERA QUANDO FOI CRIADO?
Lúcifer : Vim à existência já na forma adulta e, como Adão, não tive infância. Eu era um símbolo de perfeição, cheio de sabedoria e formosura e minhas vestes foram preparadas com pedras preciosas. [Ezequiel 28:12,13]



3- ONDE VOCÊ MORAVA?
Lúcifer : No Jardim do Éden e caminhava no brilho das pedras preciosas do monte Santo de Deus. [Ezequiel 28:13]



4- QUAL ERA SUA FUNÇÃO NO REINO DE DEUS?
Lúcifer : Como querubim da guarda, ungido e estabelecido por Deus, minha função era guardar a Glória de Deus e conduzir os louvores dos anjos. Um terço deles estava sob o meu comando. [Ezequiel 28:14; Apocalipse 12:4]



5- ALGUMA COISA FALTAVA A VOCÊ?
Lúcifer : (reflexivo, diminuiu o tom de voz) Não, nada. [Ezequiel 28:13]



6- O QUE ACONTECEU QUE O AFASTOU DA FUNÇÃO DE MAIOR HONRA QUE UM SER VIVO PODERIA TER?
Lúcifer : Isso não aconteceu de repente. Um dia eu me vi nas pedras (como espelho) e percebi que sobrepujava os outros anjos (talvez não a Miguel ou Gabriel) em beleza, força e inteligência. Comecei então a pensar como seria ser adorado como deus e passei a desejar isto no meu coração. Do desejo passei para o planejamento, estudando como firmar o meu trono acima das estrelas de Deus e ser semelhante a Ele. Num determinado dia tentei realizar meu desejo, mas acabei expulso do Santo Monte de Deus. [Isaías 14:13,14; Ezequiel 28: 15-17]



7- O QUE DETONOU FINALMENTE A SUA REBELIÃO?
Lúcifer : Quando percebi que Deus estava para criar alguém semelhante a Ele e, por conseqüência, superior a mim, não consegui aceitar o fato. Manifestei então os verdadeiros propósitos do meu coração. [Isaías 14:12-14]



8- O QUE ACONTECEU COM OS ANJOS QUE ESTAVAM SOB O SEU COMANDO?
Lúcifer : Eles me seguiram e também foram expulsos. Formamos juntos o império das trevas. [Apocalipse 12:3,4]



9- COMO VOCÊ ENCARA O HOMEM?
Lúcifer : (com raiva) Tenho ódio da raça humana e faço tudo para destruí-la, pois eu a invejo. Eu é que deveria ser semelhante a Deus. [1Pedro 5:8]



10- QUAIS SÃO SUAS ESTRATÉGIAS PARA DESTRUIR O HOMEM?
Lúcifer : Meu objetivo maior é afastá-los de Deus. Eu estimulo a praticar o mal e confundo suas idéias com um mar de filosofias, pensamentos e religiões cheias de mentiras, misturadas com algumas verdades. Envio meus mensageiros travestidos, para confundir aqueles que querem buscar a Deus. Torno a mentira parecida com a verdade, induzindo o homem ao engano e a ficar longe de Deus, achando que está perto. E tem mais. Faço com que a mensagem de Jesus pareça uma tolice anacrônica, tento estimular o orgulho, a soberba, o egoísmo, a inimizade e o ódio dos homens. Trabalho arduamente com o meu séquito para enfraquecer as igrejas, lançando divisões, desânimo, críticas aos líderes, adultério, mágoas, friezas espirituais, avareza e falta de compromisso (ri às escaras). Tento destruir a vida dos sacerdotes, pastores, religiosos, consagrados...principalmente com o sexo, ingratidão, falta de tempo para Deus e orgulho. [1Pedro 5:8; Tiago 4:7; Gálatas 5:19-21; 1 corintios 3:3; 2 Pedro 2:1; 2 Timóteo 3:1-8; Apocalipse 12:9]



11- E SOBRE O FUTURO?
Lúcifer : (com o semblante de ódio) Eu sei que não posso vencer a Deus e me resta pouco tempo para ir ao lago de fogo, minha prisão eterna. Eu e meus anjos trabalharemos com afinco para levarmos o maior número possível de pessoas conosco. [Ezequiel 28:19; Judas 6; Apocalipse 20:10,15]


Medite nessa mensagem. Veja que foi elaborada com base nos versículos Bíblicos, por isso, trata-se de uma ilustração da mais pura verdade.


Diz o Espírito Santo: "Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações." Hebreus 3:7,8

"Ninguém tem maior amor do que este: de dar a Sua vida em favor dos Seus amigos." João 15:13

Vc que se diz de DEUS tem que verificar se está fazendo mesmo a vontade de DEUS.







Leia sempre Efésios 6,10 (Armadura do Cristão!) ... A batalha tá começando.... resta pouco tempo... Não é querer atribuir poder ao "inimigo", ele apenas é "ousado", o Poder, a Honra e Glória,
pertencem somente a DEUS!!! 

Que o Espírito Santo nos ilumine agora e sempre!!!!



> Tradutor Simultâneo
postado em: 29 de Abril de 2011 às 14:32hs


Você vai escrevendo a palavra ou melhor, as frases inteiras em qualquer idioma e a tradução vai aparecendo automaticamente!!!
Com um computador em mãos você agora pode falar qualquer idioma!!!

O tradutor em tempo real foi desenvolvido pelo Google Translate.
Você vai escrevendo, ele detecta o idioma  e automaticamente  traduz.
Dica muito útil, gente, e vale a pena ter em seus Favoritos.



Acesse sem medo!!! Eu já testei!!! 



>Mapa Mundi Digital
postado em: 29.Abril.2011 às 14:40hs



Um PPS de grande utilidade!

Recentemente o I.B.G.E. lançou um mapa-mundi digital, com síntese, histórico, indicadores sociais, 
economia, redes, meio ambiente, entre outras curiosidades.!
É só clicar no site abaixo e, após aparecer o mapa-mundi, clicar em cima do país e, em seguida
vai aparecer dados referentes ao país escolhido.
   
Ideal para pesquisas de adultos e crianças.


Acesse e veja que obra fantástica do I.B.G.E!!!
 

>As diferenças entre Religião e Espiritualidade.


Postado em: 22/Junho/2011


A religião não é apenas uma, são centenas. 
A espiritualidade é apenas uma. 
A religião é para os que ainda estão despertando. 
A espiritualidade é para os que já estão despertos. 

A religião é para aqueles que necessitam que alguém lhes diga o que fazer 
e querem ser guiados. 
A espiritualidade é para os que prestam atenção à sua Voz Interior. 
A religião tem um conjunto de regras dogmáticas. 
A espiritualidade te convida a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo. 

A religião ameaça e amedronta. 
A espiritualidade lhe dá Paz Interior. 
A religião fala de pecado e de culpa. 
A espiritualidade lhe diz: "aprenda com o erro". 

A religião promete para depois da morte. 
A espiritualidade é encontrar Deus em Nosso Interior durante a vida. 
A religião é a fase da procura de Deus. 
A espiritualidade é para os que já descobriram o nosso Deus Interior. 

A religião reprime tudo, te faz ser bom por medo. 
A espiritualidade transcende tudo, te faz verdadeiramente bom! 
A religião não é Deus. 
A espiritualidade é Tudo e, portanto é Deus. 

A religião cria. 
A espiritualidade descobre. 
A religião não indaga nem questiona. 
A espiritualidade questiona tudo. 

A religião é humana, é uma organização com regras. 
A espiritualidade é Divina, sem regras. 
A religião é causa de divisões. 
A espiritualidade é causa de União. 

A religião lhe busca para que acredite. 
A espiritualidade você tem que buscá-la. 
A religião segue os preceitos de um livro sagrado. 
A espiritualidade busca o sagrado em todos os livros. 

A religião se alimenta do medo. 
A espiritualidade se alimenta na Confiança e na Fé. 
A religião faz viver no pensamento. 
A espiritualidade faz Viver na Consciência. 

A religião se ocupa com fazer. 
A espiritualidade se ocupa com Ser. 
A religião alimenta o ego. 
A espiritualide nos faz Transcender. 

A religião nos faz renunciar ao mundo. 
A espiritualidade nos faz viver em Deus, não renunciar a Ele. 
A religião é adoração. 
A espiritualidade é Meditação. 

A religião sonha com a glória e com o paraíso. 
A espiritualidade nos faz viver a glória e o paraíso aqui e agora. 
A religião vive no passado e no futuro. 
A espiritualidade vive no presente. 

A religião enclausura nossa memória. 
A espiritualidade liberta nossa Consciência. 
A religião crê na vida eterna. 
A espiritualidade nos faz conscientes da vida eterna. 

(Autor desconhecido)

Fonte:  E-mail enviado a mim por prima muito querida: C.V.N.A.B



> Você sabe como funciona o Brasil???
Como transformar o Brasil no país mais rico do mundo
Postado em: 20/Julho/2011 


Você pode entender, minuciosamente, como funciona o Brasil lendo o livro "Carregando o Elefante"


CARREGANDO O ELEFANTE
Como transformar o Brasil no país mais rico do mundo

Produção gráfica: M.C.T Books
Capa: Gabriela Feder
Revisão: Renata Del Nero
Ilustrações: Leandro Spett

ou
acessando o site: www.carregandooelefante.com.br  e fazendo o download gratuitamente.

Boa leitura!!!


> Quem lembra da professora Amanda???
Postado em: 22/Julho/2011
Fonte: E-mail recebido
Nota do Ricardo: Ela esteve na mídia por fazer desabafo a respeito do descaso das "nossas" autoridades 
para com a Educação em "nosso" Brasil. Foi agraciada com um prêmio e recusou.
Vejam abaixo o que disse essa nordestina retada!!! O que me chama a atenção é o "tapa de cotó" que
a professora dá na Rede Globo, ou como dizem no Sul e Sudeste do "nosso" Brasil: "tapa de luva de
pelica". O texto é inteligente, verdadeiro e muito audacioso e, repito, o que me chama a atenção é a
coragem dela em mostrar a hipocrisia da Rede Globo para com as campanhas de educação que a Emis-
sora faz... e esta Emissora parece não se dar conta que existam outras cabeças pensantes no Brasil que
são, verdadeiramente, "amigos da escola".


Oi,

Nesta segunda, o Pensamento Nacional de Bases Empresariais (P.N.B.E) vai entregar o prêmio 

“Brasileiros de Valor 2011″. O júri me escolheu, mas, depois de analisar um pouco, decidi 

recusar o prêmio.


Mandei essa carta aí embaixo para a organização, agradecendo e expondo os motivos pelos 

quais não iria receber a premiação. Minha luta é outra.


Espero que a carta sirva para debatermos a privatização do ensino e o papel de organizações 

e campanhas que se dizem “amigas da escola”.

Amanda


Natal, 02 de julho de 2011

Prezado júri do 19º Prêmio PNBE,

Recebi comunicado notificando que este júri decidiu conferir-me o prêmio de 2011 na categoria 

Educador de Valor, “pela relevante posição a favor da dignidade humana e o amor a 

educação”. A premiação é importante reconhecimento do movimento reivindicativo dos 

professores, de seu papel central no processo educativo e na vida de nosso país. A dramática 

situação na qual se encontra hoje a escola brasileira tem acarretado uma inédita desvalorização 

do trabalho docente. Os salários aviltantes, as péssimas condições de trabalho, as absurdas 

exigências por parte das secretarias e do Ministério da Educação fazem com que seja cada 

vez maior o número de professores talentosos que após um curto e angustiante período de 

exercício da docência exonera-se em busca de melhores condições de vida e trabalho.


Embora exista desde 1994 esta é a primeira vez que esse prêmio é destinado a uma professora 

comprometida com o movimento reivindicativo de sua categoria. Evidenciando suas prioridades,

esse mesmo prêmio foi antes de mim destinado à Fundação Bradesco, à Fundação Victor Civita

(editora Abril), ao Canal Futura (mantido pela Rede Globo) e a empresários da educação. Em 

categorias diferentes também foram agraciadas com ele corporações como Banco Itaú, Embraer,

Natura Cosméticos, McDonald’s, Brasil Telecon e Casas Bahia, bem como a políticos tradicionais 

como Fernando Henrique Cardoso, Pedro Simon, Gabriel Chalita e Marina Silva.


A minha luta é muito diferente dessas instituições, empresas e personalidades. Minha luta é 

igual a de milhares de professores da rede pública. É um combate pelo ensino público, gratuito e 

de qualidade, pela valorização do trabalho docente e para que 10% do Produto Interno Bruto seja

destinado imediatamente para a educação. Os pressupostos dessa luta são diametralmente 

diferentes daqueles que norteiam o PNBE. Entidade empresarial fundada no final da década de

1980, esta manteve sempre seu compromisso com a economia de mercado. Assim como o 

movimento dos professores sou contrária à mercantilização do ensino e ao modelo 

empreendedorista defendido pelo PNBE. A educação não é uma mercadoria, mas um direito 

inalienável de todo ser humano. Ela não é uma atividade que possa ser gerenciada por meio de 

um modelo empresarial, mas um bem público que deve ser administrado de modo eficiente e sem 

perder de vista sua finalidade.



Oponho-me à privatização da educação, às parcerias empresa-escola e às chamadas “organizações

da sociedade civil de interesse público” (Oscips), utilizadas para desobrigar o Estado de seu 

dever para com o ensino público. Defendo que 10% do PIB seja destinado exclusivamente para 

instituições educacionais estatais e gratuitas. Não quero que nenhum centavo seja 

dirigido para organizações que se autodenominam amigas ou parceiras da escola, mas que 

encaram estas apenas como uma oportunidade de marketing ou, simplesmente, de negócios e 

desoneração fiscal.


Por essa razão, não posso aceitar esse Prêmio. Aceitá-lo significaria renunciar a tudo por que 

tenho lutado desde 2001, quando ingressei em uma Universidade pública, que era 

gradativamente privatizada, muito embora somente dez anos depois, por força da internet, 

a minha voz tenha sido ouvida, ecoando a voz de milhões de trabalhadores e estudantes do Brasil

inteiro que hoje compartilham comigo suas angústias históricas. Prefiro, então, recusá-lo e ficar 

com meus ideais, ao lado de meus companheiros e longe dos empresários da educação.


Saudações,


Professora Amanda Gurgel



> Educação para todos!!! Livros em pdf, você acredita???
Postado em: 22/Julho/2011

O Ministério da Educação está disponibilizando uma Biblioteca Digital que foi 
desenvolvida a partir de software totalmente livre mas que não está sendo acessada 
como deveria. Temos lá toda a obra do Machado de Assis, música erudita brasileira em 
mp3 de altíssima qualidade, as obras do Joaquim Nabuco, literatura infantil em 
português e muito mais. Esse lugar existe há um clique e podemos perder por falta de 
acesso, acredita??? Vamos lá, acesse: 

www.dominiopublico.gov.br

Fonte: Ministério da Educação


> Se perder uma Comanda, saiba o que diz a Lei 
postado em: 02/Agosto/2011
Fonte: E-mail recebido

Você sai para se divertir em determinado estabelecimento comercial e na hora 
de ir embora nota que não encontra a comanda - aquele papel que visa  registrar
suas despesas - que lhe foi entregue na entrada.
Hummmmmmmmm, problema à vista!!! O que fazer? 

O advogado Sérgio Ricardo Tannuri mostra os aspectos legais para o caso.
Tannuri é advogadoespecialista em Direito do Consumidor e Diretor da Asso-
ciação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul/São Paulo.

Pode ocorrer com qualquer um por displicência como pode ter havido ação
de perda, já premeditada. A má fé tá aí... em qualquer lugar. Como saber distin-
guir?  Porém, para quem teve sua comanda extraviada, o estabelecimento exige
como condição para que o consumidor saia do local o pagamento de uma
multa pesada. 

Detalhe: não existe lei que obrigue quem perdeu a comanda a pagar uma 
quantia a título de multa ou taxa para sair do local. A cobrança de multa pela 
perda de comanda é um abuso e é considerada ilegal pelo Código de Defesa 
do Consumidor. É obrigação do estabelecimento vender fichas no 
caixa ou ter mecanismo que possibilite controlar as vendas dos
produtos no interior do estabelecimento. 


Se a casa não tem um controle sobre o que foi vendido, não pode explorar
o cliente, pois, em direito do consumidor, o ônus da prova é sempre do 
comerciante ou prestador de serviços. A realidade do mercado tem 
mostrado verdadeiros absurdos contra os direitos do consumidor. Ao exigir
a cobrança da taxa, os responsáveis pelo estabelecimento cometem crimes 
contra a liberdade do cidadão. 
Matérias em telejornais mostraram que a pessoa - suposto suspeito - foi le-
vada para recintos aonde foi intimidada através de funcionários desqualifi-
cados. Isto é considerado crime de seqüestro e cárcere privado (Art.. 148 do
Código Penal), que prevê pena de prisão de 1 a 3 anos ao infrator. 


Que fique claro!!! A prática da cobrança é extorsiva e é considerada 
constrangimento ilegal /Art. 146 do Código Penal. Constranger alguém 
mediante violência ou ameaça para que este alguém pague uma multa 
indevida é crime, podendo, o funcionário que tenha praticado o ato ou 
mesmo o proprietário do estabelecimento, serem presos e condenados à 
pena de detenção, que varia de 3 meses a 1 ano. 

Discar 190 e chamar a polícia imediatamente para registrar queixa contra 
seus ofensores é o caminho a ser seguido. 


Portanto, exigir o pagamento de multas altíssimas para quem perdeu sua 
comanda, no interior de estabelecimento comercial, é considerado prática 
ilegal e abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor e o transgressor deve
ser denunciada ao órgão competente...  mais ligeiro que depressa!!!

Precisamos conhecer as Leis e, assim, evitar certos abusos.

Mais informações, acesse o link abaixo:

http://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?busca=sim&id=962



> Casa Arrumada por: Carlos Drummond de Andrade


Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)   
Postado em: 03/Agosto/2011


Casa arrumada  é assim:

Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e  uma boa entrada 
de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de 
novela. 
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, 
afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem 
vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os 
enfeites brincam de trocar de lugar. 
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que 
chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha? Tapete sem fio puxado? Mesa sem marca de copo? Tá na cara 
que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barban
te, passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos...
Netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora 
a qualquer hora do dia.
Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.

Arrume a sua casa todos os dias... 
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela... 
E reconhecer nela o seu lugar.